domingo, 29 de maio de 2016

Estatística de Policiais Mortos e Baleados em 2016

Mal passamos da metade do mês de maio e o ano de 2016 já registra 179 policiais baleados – sendo que 42 não resistiram. Do total, 70 eram PMs, 8 eram policiais civis e 1 era policial rodoviário federal. Destes, 106 estavam de serviço, 67 estavam de folga, 5 eram reformados e 1 era recruta. Do total, 62 foram atingidos em áreas pacificadas.
7510_1018687641508038_3702427274105562717_n (1)
1 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Lins, o soldado Bruno da Costa Gonçalves Ferreira foi baleado durante ataque de traficantes que continuam controlando a venda de drogas no Complexo do Lins, no bairro Lins de Vasconcellos, na Zona Norte do Rio. O ataque ocorreu na Rua Luiz Regazzi, na localidade conhecida como Árvore Seca. Atingido na panturrilha, ele foi socorrido e levado pelos próprios colegas de farda para o Hospital Naval Marcílio Dias e depois transferido por policiais do Grupamento de Ações Pré-Hospitalares (GAPH) para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.
1 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no 12° BPM (Niterói) e trabalhando no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do Largo da Batalha, o sargento Barcellos foi baleado durante ataque de criminosos que passaram atirando contra o posto, localizado no bairro de mesmo nome, na Região de Pendotiba, em Niterói, logo após a queima de fogos do revéillon. Atingido no braço, o PM foi socorrido pelos próprios colegas de farda e foi levado para o Hospital de Icaraí, no Centro de Niterói.
1476691_1018649941511808_2131325213612478909_n
2 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no 12° BPM (Niterói), o sargento Vantuir foi baleado durante assalto no posto de combustível na entrada de Ponta Negra, em Maricá. Ele chegou a se atracar com um dos criminosos e entrou em luta corporal, mas acabou atingido. Socorrido pelohelicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), ele foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. Atingido no braço, perna e boca, ele não corre risco de morte.
2 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Lins, o soldado Jefferson Carvalho Gomes da Silva foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Os PMs foram atacados na localidade conhecida como Árvore Seca. Atingido na perna, o soldado Carvalho foi socorrido e levado para o Hospital Naval Marcílio Dias, onde foi submetido a uma cirurgia.
3 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no 25° BPM (Cabo Frio), o soldado Rogério foi baleado durante perseguição a assaltantes, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O PM e seus colegas de farda estavam no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Unamar quando foram abordados por um homem que havia acabado de ser assaltado. A vítima contou que os criminosos tinham fugido levando seu veículo – o Peugeot vermelho placa LMC 8545. Um alerta foi enviado para as viaturas através do rádio da corporação e a das equipes que realizava patrulhamento de rotina conseguiu localizar o automóvel na esquina das ruas Pargos e da Torre. Os assaltantes desobedeceram a ordem de parada e na tentativa de fuga bateram contra um banco de areia. Eles desceram do carro efetuando diversos disparos contra os policiais e acabaram atingindo o soldado Rogério no pescoço. Enquanto ele era socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios, foi emitido alerta de prioridade com pedido de apoio e os PMs conseguiram recuperar o automóvel roubado e prender os assaltantes. Eles foram identificados como Mateus Corrêa Ferreira, 19 anos, e Leonardo Augusto Pires de Santana, 21. Um terceiro criminoso – John Wagner Soares – recebeu voz de prisão ao oferecer dinheiro em troca da liberdade dos comparsas. O comandante do 25°BPM, tenente-coronel Ruy França, está acompanhando pessoalmente o estado clínico do policial baleado e prestando total assistência. De acordo com boletim médico divulgado, o soldado Rogério está com o projétil alojado, quadro estável e não corre risco de morte. O oficial articulou para que o PM fosse transferido para o Hospital Regional, em Araruama, por estar melhor aparelhado e poder proporcionar condições mais apropriadas de recuperação. Na ação, os PMs apreenderam um revólver Taurus calibre 38 com quatro munições deflagradas, três aparelhos de telefone celular, um tablet e R$ 403 em espécie.
922813_1019692914740844_2388102320077288184_n
4 de Janeiro: 2 PMs baleados 
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Alemão, os soldados Anderson de Jesus Cabral e Júlio Valter Pacheco Medeiros Júnior foram baleados durante ataque à base da unidade. Socorridos, eles foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, e não correm risco de morte.
5 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Prazeres, o cabo Wanderson Galo de Souza foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando as bocas-de-fumo no morro localizado no bairro Santa Teresa, na região central do Rio. Atingido no braço e nas costas, ele foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.
10417443_1019990568044412_8801484840180864703_n (1)
5 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 12° BPM (Niterói) e trabalhando no Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) Largo da Batalha, o sargento Dias foi baleado durante confronto com criminosos que controlam o tráfico de drogas no Morro do Preventório, no bairro Charitas, em Niterói.
7 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Cruzeiro, o sargento Adailson Anunciação dos Passos foi baleado durante ataque de traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que continuam controlando as bocas-de-fumo do Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. O PM foi atingido no braço esquerdo quando estava na Rua Palmira.
9 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no Grupamento Tático de Motociclistas (Getem) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o soldado Ezequias Penido da Rocha foi baleado durante ataque de criminosos na localidade conhecida como Campo do Abóbora, na Favela do Jacarezinho, no Jacaré, na Zona Norte do Rio. Atingido na perna e na barriga, ele foi socorrido e levado para o hospital. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.
10 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no 7° BPM (São Gonçalo), o sargento Hugo Scarpa, 36 anos, foi baleado pelo inspetor de segurança e administração penitenciária Marcos Pereira Eulálio, 34, no bairro Jardim Atlântico, em Maricá. Testemunhas contaram que os dois estavam no bar Vem Que Tem, na esquina da Rua 1 com a Praia de Itaipuaçu, quando houve um desentendimento. Ainda segundo clientes do estabelecimento, o agente penitenciário teria ido até sua casa, retornado armado e atirado contra o PM, que se atracou com ele e conseguiu desarmá-lo, efetuando disparos durante a luta corporal, já na areia da praia. Atingido no ombro, o sargento Scarpa foi socorrido por amigos que o levaram até o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Inoã, de onde ele foi levado em uma viatura para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal. Ele foi posteriormente transferido para o Hospital Estadual Alberto Torres, no bairro Colubandê, em São Gonçalo, onde foi submetido a uma cirurgia. Já o agente da secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) foi conduzido à mesma unidade de saúde por uma ambulância do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos. As investigações estão sob responsabilidade de policiais da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DH-Nit/SG).
11 de Janeiro: 2 PMs baleados 
Lotados na Diretoria Geral de Pessoal (DGP) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), o sargento Robson Soares Pereira e a soldado Marília Vieira foram baleados durante tentativa de assalto, em Quintino, na Zona Norte do Rio. Os PMs estavam em um Voyage verde e trafegavam pela Avenida Dom Helder Câmara – antiga Suburbuna -, na altura da igreja Mundial, quando presenciaram criminosos em um Chevrolet Cruze branco roubando o Golf preto placa DUG 0770. Os bandidos levaram o veículo – que pertencia a um subtenente – com os documentos e a pistola Taurus .40 do policial, que nada sofreu. Os dois policiais tentaram prender os assaltantes, que iniciaram um tiroteio. No confronto, o sargento Robson foi atingido no rosto e no braço direito, enquanto a soldado Marília foi baleada na mão esquerda. Uma pedestre, identificada como Juliana Moura de Moraes, 34 anos, foi vítima de bala perdida. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier.
12509901_1024133687630100_8922848347515131925_n
11 de Janeiro: 1 PM morto 
Lotado no Centro de Comunicação e Informática da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o cabo Thiago Custódio dos Santos, 31 anos, foi torturado e assassinado a tiros após ter a identidade descoberta, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. O corpo do PM foi encontrado na Estrada de Urucânia, próximo a um dos acessos à Favela de Antares.
12573658_1024071007636368_6493717296640983694_n
13 de Janeiro: 1 PM morto 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Jacarezinho, o soldado André Luiz de Carvalho, 32 anos, foi encontrado morto em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O corpo estava no porta-malas do Renault vermelho placa LPX 6752, ao lado da Escola Municipal Pracinha João da Silva, a poucos metros de um dos acessos à Favela Vila Aliança. O carro havia sido roubado momentos antes na Rua Coronel Tamarindo, próximo ao Colégio Estadual Professor Daltro Santos. O PM era casado e estava há quatro anos na corporação. As investigações estão sob responsabilidade de policiais da Divisão de Homicídios (DH).
14 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 15° BPM (Duque de Caxias), o tenente Queiroz foi baleado durante ataque de criminosos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O oficial, de serviço na Supervisão, passava pelo viaduto do Carvalhão, próximo ao Carrefour, no bairro Jardim Gramacho, quando bandidos passaram em um ônibus e atiraram contra a viatura. Atingido no abdômen, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna.
14 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no 32° BPM (Macaé), o sargento Marco Vinícius Gimenez foi baleado ao tentar impedir um assalto, em Macaé. O PM passava em frente a um mercado localizado no bairro Virgem Santa quando percebeu a ação criminosa. O bandido resistiu à voz de prisão e atirou, dando início a um confronto. Baleado, o sargento ainda conseguiu atingir o assaltante, que morreu no local. Com ele foi apreendida uma pistola 9mm. Socorrido, o sargento foi levado para o Hospital Público Municipal de Macaé.
12510351_1024490000927802_2070026250171863475_n
14 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Cruzeiro, o soldado Felipe Sousa da Rocha foi baleado por criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Os PMs realizavam patrulhamento de rotina e passavam pela localidade conhecida como Ferro Velho quando foram surpreendidos pelos bandidos. Atingido no braço, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
14 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Lins, o soldado Pedro Augusto Martins Barreiro foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Lins, no bairro Lins de Vasconcellos, na Zona Norte do Rio. O ataque ocorreu na quadra da localidade conhecida como Cotia.
20 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus, o soldado Wagner Calheiros foi baleado no momento em que passava pela Avenida Miguel Salazar. Atingido nas nádegas, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
12417944_1028851657158303_5512941470892061452_n
22 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no 20° BPM (Mesquita), o sargento Leandro Bomfim Pedro estava trabalhando na operação Aterro Presente quando foi baleado, no bairro Glória, na Zona Sul do Rio. O PM estava na Rua Cândido Mendes quando os ocupantes de um Renault Duster branco passaram efetuando disparos. Após atingir o policial, os criminosos roubaram a arma dele e fugiram. Socorrido, o sargento foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.
12631345_1029470720429730_7718216553114364409_n
23 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no 20° BPM (Mesquita), o sargento Rubenildo Jocas Dantas foi baleado durante incursão na Favela do Sebinho, no bairro Rocha Sobrinho, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A ação verificava a montagem de tendas no local, quando os PMs foram surpreendidos por criminosos que efetuaram diversos disparos. Eles revidaram à agressão e no confronto o sargento Jocas foi atingido na clavícula direita. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, no bairro Posse. O sargento corre o risco de ficar paraplégico.
12651337_1031508590225943_792191107678613607_n
27 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no 32° BPM (Macaé), o cabo Dos Santos foi baleado durante ataque de criminosos da facção Amigos dos Amigos (ADA) que controlam o tráfico de drogas na Favela Nova Holanda, no bairro de mesmo nome, em Macaé. Atingido na mão e no abdômen, ele ficou com um projétil alojado na mão direita e foi salvo de ser baleado no peito pelos carregadores que estavam no colete. O contêiner implantado na favela funciona com apenas três PMs.
12654428_1032031750173627_388818783149083192_n
28 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no 15° BPM (Duque de Caxias), o cabo Dauriol foi baleado no ombro durante perseguição a criminosos no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na ação, dois bandidos foram presos e uma pistola 9mm foi apreendida.
28 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado na Policlínica Cascadura, o sargento Carlos Paulino da Silva foi baleado ao reagir a assalto, no Riachuelo, na Zona Norte do Rio.
12651169_1032574046786064_8923706085626508969_n
28 de Janeiro: 1 PM morto 
Lotado no 41° BPM (Irajá), o cabo Michel Lopes Cardoso morreu após ser baleado por criminosos armados de fuzis que praticavam roubo de cargas na Pavuna, também na Zona Norte. Ele realizava patrulhamento de rotina quando se deparou com o bonde. A viatura passava pela Avenida Coronel Phidias Távora quando se depararam com três veículos – um Ford Ecosport branco, um Renault Duster branco e um Fiet Siena – cujos ocupantes portavam fuzis e participavam de roubos a caminhões de carga na região. Ao notarem a presença da viatura, os criminosos efetuaram diversos disparos contra os policiais. Atingido no peito, o cabo Cardoso ainda foi socorrido e levado para o Posto de Atendimento Médico (PAM) de Irajá, mas não resistiu.
12592354_1032024030174399_6783480202601406165_n
28 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Andaraí, o soldado João Carlos Silva foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas na região. Atingido no abdômen, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Federal do Andaraí. O tiro passou pelo colete, ferindo a barriga do policial. Segundo médicos responsáveis pelo atendimento, ele não corre risco de morte.
28 de Janeiro: 1 PC baleado 
Lotado na Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), um policial que não teve o nome divulgado foi baleado no pé em confronto durante incursão no Morro da Pedreira, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
12642786_1033288530047949_4132498735345809488_n
30 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fazendinha, o soldado Guimarães foi atacado por criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. O PM estava saindo de serviço em seu carro particular quando foi alvo de tiros de fuzil, na descida da base. Ele não teve tempo de reagir, mas conseguiu se proteger e foi ferido apenas por estilhaços.
30 de Janeiro: 1 PM morto 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Arará-Mandela, o cabo Leandro da Silva Pimenta morreu ao reagir a assalto em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele e o primo, também PM lotado na mesma UPP – estavam no Trailer do Russo quando os criminosos chegaram. No confronto, um dos bandidos também morreu. Outros dois foram presos.
12670063_1033607223349413_493897701615330501_n
30 de Janeiro: 1 PM morto 
Lotado no 22° BPM (Benfica), o sargento Flávio Lima de Oliveira morreu ao trocar tiros com criminosos que anunciaram assalto no Churrasquinho do Léo, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. O PM lanchava no estabelecimento quando os criminosos chegaram. Ele tentou reagir, mas acabou atingido. Ele deixa esposa grávida e quatro filhos.
30 de Janeiro: 1 PM baleado 
Lotado no  9° BPM (Rocha Miranda), o sargento Luís foi baleado durante assalto em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.
2 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Manguinhos, o soldado Rômulo Luiz Ribeiro dos Santos foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas na favela localizada em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Os PMs ficaram encurralados e equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil seguiram para atender a prioridade. Assim que chegaram, os agentes foram recebidos a tiros e revidaram a agressão. Durante o confronto entre traficantes da facção Comando Vermelho (CV) e os policiais da Core, eles conseguiram fugir deixando para trás uma pistola calibre 45. Um dos policiais ainda acertou um dos disparos na arma – importada da Áustria, da fabricante Glock, modelo G21, com kit rajada. Atingida pelo tiro, a pistola caiu no chão. Na ação também foi preso Phelipe Nascimento de Carvalho, o 22, 20 anos. Ele foi flagrado com um rádio comunicador. O PM foi socorrido e liberado após receber atendimento médico.
12728977_1039270342783101_1700389519266378313_n
3 de Fevereiro: 1 PM morto 
Lotado no 7° BPM (São Gonçalo), o soldado Vanderlei Souza Machado foi baleado no bairro Ampliação, em Itaboraí. De acordo com as primeiras informações, ele reagiu a um assalto e chegou a atingir o criminoso. No entanto, havia um comparsa dando cobertura e que surpreendeu o PM pelas costas. O tiro entrou pela nuca e saiu pela testa. Socorrido, o policial foi levado para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, no Centro, e transferido para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, em São Gonçalo. Ele chegou a permanecer internado durante uma semana, mas não resistiu ao ferimento e faleceu no dia 9 de fevereiro.
12631378_1036440739732728_7667325404444523352_n
4 de Fevereiro: 1 PM morto 
O subtenente reformado Valmir Crisóstomo Ramos, 57 anos, morreu após ser baleado durante tentativa de assalto na Avenida Brasil, na altura do viaduto de Benfica, na Zona Norte do Rio. O PM – que foi lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) – estava no carro acompanhado pela esposa e o filho. A família iria viajar no carnaval. Um bandido viu a arma debaixo da coxa do policial e efetuou o disparo sem qualquer chance de defesa ou de reação. O subtenente ainda foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, mas não resistiu.
4 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotada na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Cruzeiro, a soldado Jéssica Aparecida Mello dos Santos Pimentel foi baleada durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Os bandidos atacaram a base da UPP, efetuando disparos e lançando artefatos explosivos. O soldado Freitas ficou ferido na perna por estilhaços de granada. Os dois foram socorridos e levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, sendo liberados após receber atendimento médico.
7 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o soldado Rafael Ribeiro de Lima foi baleado durante ataque de traficantes da Favela do Jacarezinho, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. O PM realizava patrulhamento de rotina e passava pela localidade conhecida como Pontilhão, quando foi atingido. O projétil transfixou a panturrilha e provocou uma fratura de tíbia.
7 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado na Policlínica da Polícia Militar (PPM) de Olaria, o sargento Júnior foi baleado, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O PM, que cuida de boi e cavalo nas horas de folga, estava recolhendo os animais em uma área de mato no bairro Babi quando foi atingido pelas costas. Socorrido, foi levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, no bairro Posse.
7 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus, o soldado Alessandro dos Santos Lopes foi baleado em Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio, durante uma tentativa de assalto. Atingido na perna, na Rua Ururaí, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.
11 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado no Posto de Policiamento Comunitário (PPC) do Parque União, o soldado Leonardo Etelvino Cruz Ramos foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que controlam o tráfico de drogas na Favela Parque União, no Complexo da Maré, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. O PM se afastou do posto e foi consertar seu veículo, próximo à Rua Ary Leão, quando o disparo foi efetuado. Atingido no braço, ele foi socorrido e levado para o hospital.
12688359_1042194415824027_7983962193968952353_n
13 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado no  7° BPM (São Gonçalo), o sargento Marcelo da Fonseca Jardim, 40 anos, morreu após ser baleado pelo irmão de sua esposa, no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. O PM, que trabalhava no Fórum, no bairro Santa Catarina, e o pai, o aposentado Reynaldo da Silva Jardim, 71, foram mortos após uma discussão motivada por uma obra no terreno que eles dividiam, na Rua José Rosendo de Souza. O policial e o cunhado discutiram por causa da instalação de um cano no quintal. Eles entraram em luta corporal e o acusado conseguiu pegar a arma do sargento – um revólver calibre 38 – e efetuar quatro disparos contra ele. O aposentado foi baleado ao abraçar o corpo do filho, já sem vida. Socorrido, o pai do policial ainda foi levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, mas não resistiu.
13 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha, o soldado Rocha foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, próximo ao viaduto de Tomás Coelho. Atingido no braço, ele foi socorrido.
13 de Fevereiro: 1 PM morto e 1 PM baleado 
Lotado no Estado Maior Geral (EMG), o sargento Alexsandro Luiz da Silva morreu após ser baleado durante assalto, no bairro Santo Cristo, na Zona Potuária do Rio. O PM e outro colega de farda haviam acabado de sair de serviço e passavam pela Rua General Luiz Mendes de Moraes quando foram abordados pelos criminosos. Eles reagiram e na troca de tiros foram feridos. Atingido de raspão, o PM que não teve o nome divulgado não corre risco de morte. Já o sargento – atingido no peito – não resistiu.
13 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado no 22º BPM (Benfica), o cabo Rafael Ávila foi baleado durante tentativa de assalto, em Cascadura, na Zona Norte do Rio. Atingido no joelho, antebraço e dedo da mão, ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier.
12742474_1043967738980028_1081549036888156885_n
17 de Fevereiro: 1 PM morto 
Lotado no 8º BPM (Campos), o soldado Fernando Henrich Ribeiro Escodino Machado, 28 anos, morreu após ser baleado, em Campos. O PM conduzia sua moto a caminho de uma oficina mecânica e passava entre os bairros Custodópolis e Bandeirantes, quando foi abordado por homens armados. Outro policial militar, o soldado Sérgio Vinícius Batista de Sousa, 37, que vinha logo atrás, em seu carro, percebeu a ação e trocou tiros com os criminosos. O PM – que já foi guarda municipal em São Francisco de Itabapoana – chegou a ser socorrido pelo amigo e levado para oHospital Ferreira Machado, no bairro Caju, mas não resistiu.
17 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado no 41° BPM (Irajá), o subtenente Lessa foi baleado durante patrulhamento de rotina na Estrada do Rio do Pau, na altura da Rua Javatá, na Pavuna, na Zona Norte do Rio.
10426858_1044510568925745_4687773741433297643_n
18 de Fevereiro: 1 PM  baleado
Lotado no 7° BPM (São Gonçalo), o soldado R Santana foi baleado durante confronto com traficantes no Morro da Dita, no bairro Jóquei, em São Gonçalo. Atingido na perna, ele foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, e não corre risco de morte.
18 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Alemão, o soldado Rafael Henrique Monteiro Barbosa foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. O tiro entrou abaixo do colete, na altura do abdômen, e transfixou, parando na placa traseira. Socorrido, o PM foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.
19 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado no 16° BPM (Olaria), o sargento Robson foi baleado durante incursão na Favela Cidade Alta, na Zona Norte do Rio. Na mesma ação, o sargento Barbosa ficou ferido após ser atacado por abelhas. Os dois foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
19 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Cruzeiro, o soldado T. Almeida foi atingido por estilhaços durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Socorrido, foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.
12744107_1044931895550279_4195670666685028188_n
19 de Fevereiro: 4 PMs baleados 
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Lins, o cabo Emerson Faria Ramos e os soldados Edílson Guimarães Ramos da Silva, Denis Sérgio de Faria Alves e Gean Paulo de Souza Medeiros foram atingidos durante ataque na localidade conhecida como Cachoeirinha. Os quatro receberam atendimento médico no Hospital Naval Marcílio Dias e não correm risco de morte. O cabo Emerson foi ferido de raspão no braço direito, o soldado G. Ramos foi ferido na canela direita, o soldado Sérgio na coxa direita e o soldado Paulo no dedo da mão direita.
12742841_1045505092159626_1145167134327876457_n
19 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado no Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o soldado Iran foi baleado durante ataque de criminosos, no Arco Metropolitano, próximo ao rio Guandu, na altura de Seropédica, na Baixada Fluminense. A viatura realizava patrulhamento de rotina quando se deparou com um bonde de traficantes que haviam participado de uma troca de tiros entre rivais das facções Amigos dos Amigos (ADA) e Comando Vermelho (CV). Atingido de raspão nas costas – protegido por um colete de cerâmica – o PM foi socorrido e levado para o Hospital Municipal São Francisco Xavier, em Itaguaí, recebendo alta após atendimento médico.
21 de Fevereiro: 1 PM baleado 
Lotado no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o soldado Júlio César Nunes da Silva foi baleado durante confronto na Favela do Jacarezinho, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Atingido no braço e no tórax, ele foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.
1465180_1017489518315893_610940730153830741_n
23 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no 7° BPM (São Gonçalo), o sargento Audrey Sodré, 37 anos, foi baleado durante confronto com criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que controlam o tráfico de drogas na Favela Pica-Pau, no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. Atingido no braço, ele foi socorrido pelos próprios companheiros de farda e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, onde está sendo submetido a uma cirurgia.
25 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Cruzeiro, o soldado Alves foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Atingido na altura das costas, o PM Foi salvo pelo colete, que amorteceu o impacto do tiro.
25 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o cabo Rinaldo Barbosa de Souza foi baleado por criminosos que o sequestraram na Avenida Cesário de Melo, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, e levado para o interior da Favela do Rola, localizada no mesmo bairro. Resgatado por policiais do 27 BPM, que trocaram tiros com os bandidos e o salvaram de uma sessão de espancamento,  ele foi levado para o Hospital Municipal Pedro II.
25 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado na Diretoria Geral de Pessoal (DGP), o cabo Jussanã Miguel de Pinho foi baleado durante tentativa de assalto ao ônibus em que viajava, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os criminosos anunciaram o assalto no momento em que o coletivo trafegava pela Rodovia Washington Luiz, na altura da Favela Beira-Mar, no bairro Parque Beira-Mar. Atingido no pescoço, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo.
25 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado no 7° BPM, o sargento Marcelo Nogueira, 41 anos, foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que controlam o tráfico de drogas no Morro do Feijão, no bairro Paraíso, em São Gonçalo. O PM preservava um local de homicídio, na Travessa Batista, no Barro Vemelho – que dá fundos para a favela – aguardando a chegada das equipes da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DH-Nit/SG) quando os bandidos começaram a atirar contra a viatura. Atingido no abdômen, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, onde foi submetido a uma cirurgia.
26 de Fevereiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Andaraí, o soldado J. Cunha foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no morro localizado na Zona Norte do Rio. O ataque ocorreu na localidade conhecida como Cruzeiro. Atingido de raspão no ombro esquerdo, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Naval Marcílio Dias.
943966_1049333661776769_478939626963488246_n
26 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado no Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o cabo Cícero Pedro do Nascimento Neto  foi sequestrado após ser baleado no bairro Palmital, em Rio das Ostras. O corpo dele foi encontrado no dia seguinte. Ele estava em um Astra prata e acompanhava o sogro, Ary Bernardes de Mello, que iria receber o pagamento por uma moto vendida, quando foi surpreendido por homens armados. O PM ainda conseguiu reagir e chegou a trocar tiros com os criminosos, mas foi atingido no confronto. O sogro também foi baleado – na perna, nas nádegas e nas costas – e conseguiu fugir. Socorrido, foi atendido no Pronto Socorro de Rio das Ostras e posteriormente levado para o Hospital Regional de Barra de São João, em Casimiro de Abreu. Já o cabo foi colocado em um Kadett escuro. O corpo dele foi encontrado na manhã de sábado, dia 27, no bairro Cantagalo, em Rio das Ostras.
12800220_1049320195111449_8958570147811267381_n
27 de Fevereiro: 1 PC morto
Lotado na 58DP, o inspetor Fábio da Silva Fernandes morreu após ser baleado ao reagir a um assalto, na Vila da Penha, na Zona Norte do Rio. O crime ocorreu na Rua Professor Eduardo Rabelo, próximo à pizzaria Parmê.
27 de Fevereiro: 1 PM morto
Lotado no Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE), o soldado Rodrigo Veridiano Ferreira foi baleado, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, horas após discutir com um homem que se identificou como miliciano, em uma boate em Itaguaí, na Baixada Fluminense. Acompanhado por um amigo identificado como Douglas Nascimento dos Santos Guimarães, o PM saiu do estabelecimento e parou na Avenida Cônego de Vasconcelos, em frente à lanchonete West Side, para fazer um lanche. Logo depois foi surpreendido pelo suposto miliciano, que disse se chamar Henrique, que chegou em um Corsa Classic prata e efetuou diversos disparos contra o soldado no momento em que ele entrava no Hyundai I30 prata. Atingido nas costas, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo. Ele chegou a ficar dois dias internado, mas não resistiu e faleceu, na segunda-feira, dia 29 de fevereiro.
1° de Março: 1 PM baleado
Lotado no 41° BPM (Irajá), o sargento Mello foi baleado durante assalto ao Carioca Shopping, na Vila da Penha, na Zona Norte do Rio. O PM estava de folga e passeava pelo shopping quando foi surpreendido por um tiroteio entre seguranças do estabelecimento e três criminosos que tentaram roubar a joalheria Monte Carlo. Os bandidos chegaram a trancar dois funcionários da loja no cofre, mas a PM conseguiu recuperar as joias roubadas e apreender um revólver calibre 38 com um dos assaltantes, que foi preso. Os dois comparsas dele conseguiram fugir.
3 de Março: 3 PMs baleados
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São Carlos, os soldados Felipe dos Santos Antunes, Marcos Thiago Souza Nunes e Machado foram baleados durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo de São Carlos, no Estácio, na região central do Rio. O ataque ocorreu no Morro da Mineira.
4 de Março: 1 PM morto
Lotado no 25° BPM (Cabo Frio), o subtenente Paulo Fernando Alves da Silva morreu após ser baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, no encontro da Avenida Brasil com a Francisco Bicalho. Ele estava em um carro acompanhado pelo filho de 13 anos e pelo subtenente José Cláudio Falcão da Silva quando um criminoso em uma moto se aproximou pedindo o relógio do PM. O subtenente Fernando – que estava trabalhando no rancho do batalhão de Cabo Frio aguardando sair a reforma – conseguiu sacar sua arma e trocou tiros com o bandido, mas acabou atingido e não resistiu ao ferimento. O assaltante, atingido nas costas, foi preso logo depois.
4 de Março: 3 PMs baleados
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São Carlos, os soldados Antunes, Souza Nunes e Machado foram baleados durante ataque de criminosos da facção Amigos dos Amigos (ADA) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo de São Carlos, no Estácio, na região central do Rio. Os PMs foram atacados no Morro da Mineira. Socorridos, os três foram levados para o Hospital Central da Polícia Militar.
5 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 4° BPM (São Cristóvão), o sargento Anderson Figueiredo da Silva foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto na Rua Mauá, no bairro Porto Novo, em São Gonçalo. O PM tinha saído de casa e se dirigia ao batalhão para assumir o serviço quando foi abordado pelos criminosos. Ele chegou a trocar tiros com os bandidos, mas foi atingido na perna. Socorrido, o PM foi levado para o Pronto Socorro de São Gonçalo (PSSG), no Zé Garoto.
5 de Março: 1 PC baleado
Lotado na 16DP (Barra da Tijuca), o delegado Thales Nogueira Cavalcanti Venâncio Braga foi baleado durante uma tentativa de assalto na Rua Belisário Távora, no bairro Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Ele estava em seu veículo quando foi abordado pelo criminoso. Ele foi atingido no rosto. O tiro transfixou o nariz e o delegado foi socorrido e levado para o Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos. Ele não corre risco de morte.
5 de Março: 1 PM  baleado
Lotado no 34° BPM (Magé), o major Hiran César Roque Gomes foi baleado durante tentativa de assalto, em Magé, na Baixada Fluminense. O PM trafegava pela rodovia Rio-Teresópolis, na altura de Piabetá, próximo à casa de shows Eco Music quando foi abordado por criminosos em um Renault Sandero prata de placa não anotada que tentaram roubar seu veículo – um Chevrolet Cruze. Mesmo atingido cinco vezes – três no abdômen e duas no braço -, o oficial conseguiu continuar dirigindo até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piabetá, de onde foi transferido para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna.
10 de Março: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São João, o soldado Pedro Raphael Zaluski de Oliveira, 29 anos, morreu após ser baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no morro localizado no bairro Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. A ação criminosa ocorreu na localidade conhecida como Cotovelo. O PM ainda foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu. Há cinco anos na corporação, ele era casado e deixa uma filha.
12189532_1058138494229619_2169154591917686851_n
12 de Março: 1 PM morto
Lotado no 33° BPM (Angra dos Reis), o sargento Marcelo Oliveira Tostes, 45 anos, morreu após ser baleado durante uma tentativa de assalto, no bairro Muriqui, no município de Mangaratiba. O crime ocorreu na Rua Cinco de Julho – a cerca de 200 metros de distância da praia. Uma dupla de criminosos tentou roubar uma das casas da via, mas o proprietário era um policial federal, que reagiu e atingiu um dos bandidos. Na fuga, eles tentaram roubar um carro e ao perceberem que o motorista era PM, atiraram contra ele e a esposa. O casal foi socorrido e levado para o Posto de Saúde de Muriqui, mas o sargento – que estava há 15 anos na corporação não resistiu.
Um dos envolvidos na ação criminosa – identificado como Bruno Silva Santos, 29 anos – foi preso momentos depois por policiais do 33°BPM. Várias equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram deslocadas para a região.
1936849_1058112130898922_8992133108075414976_n
13 de Março: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Macacos, o soldado Raphael Nogueira Gama Gomes, 34 anos, foi encontrado morto no banco de trás de seu automóvel, no Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio. Ele trabalhava na Reserva Única de Material Bélico do Batalhão (RUMB) e estava acabando de voltar de licença paternidade. O veículo – o Fiat Punto placa KVY 4224 – estava na Rua Waldemar Dutra, próximo à Praça do Santo Cristo, e foi encontrado por um sargento do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) que entrava de serviço e estava em uma viatura da unidade. Uma equipe do 5° BPM (Praça da Harmonia) chegou ao local depois que uma testemunha ligou dizendo que viu o momento em que dois homens armados saíram do carro e fugiram correndo. Um deles estaria segurando um fuzil.
1930182_1058514904191978_3790388772786396723_n
13 de Março: 1 PM morto
O subtenente reformado da Polícia Militar Raimundo Pacheco morreu após ser baleado, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O PM tinha acabado de participar de um jogo de futebol, como de costume, e parou em um bar, na Rua Dona Maria, no bairro Agostinho Porto. Assim que pediu uma cerveja, foi surpreendido por um homem não identificado que saiu de um Pollo branco de placa não anotada e efetuou um disparo no rosto do subtenente, que não resistiu. Amigos contaram que ele não andava armado.
0aaa49fd-348b-4f6a-9668-d11ee38cde32
14 de Março: 1 PM morto
Lotado no 39°BPM, o sargento Vinicius Moreira Eduardo morreu após ser baleado durante confronto com criminosos que controlam o tráfico de drogas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O policial e seus colegas de farda, que integram o Grupamento de Ações Táticas (GAT) da unidade, realizavam patrulhamento de rotina e passavam pela Estrada do Conde, no bairro Pauline, quando se depararam com vários homens andando de fuzil. Assim que notaram a aproximação da viatura, os bandidos efetuaram diversos disparos. Os PMs reagiram à agressão e na troca de tiros o sargento Vinicius foi atingido na cabeça. Socorrido e levado para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, ele não resistiu.
14 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 12° BPM (Niterói), o sargento Primo foi baleado durante confronto com traficantes da facção Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas no Morro do Castro, no bairro Tenente Jardim, na Zona Norte de Niterói. Atingido no braço, ele foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. Na troca de tiros, um homem acusado de envolvimento com o tráfico no local morreu. Com ele, os PMs apreenderam um revólver calibre 38.
15 de Março: 1 PM baleado
Lotado na Secretaria de Governo e adido à operação Barreira Fiscal, o sargento Júlio César de Oliveira foi baleado durante tentativa de assalto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele conduzia seu veículo – um Fiat Punto preto – e trafegava pelo sentido São Paulo da Rodovia Presidente Dutra, na altura do Posto 13. Quando foi abordado, em frente ao posto de combustível BR, próximo ao Habib’s, o PM reagiu e acabou atingido nas costas. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu.
15 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 7° BPM (São Gonçalo), o capitão Aislan Menezes da Silva foi atingido oito vezes em cinco partes do corpo ao reagir a uma tentativa de assalto, no bairro Parada 40. Ele estava acompanhado pelo sócio do restaurante Lacedônia, que foi ferido no ombro. O oficial levou dois tiros na mão direta, dois no antebraço direito, um no glúteo esquerdo, um na coxa esquerda e dois na coxa direita.
15 de Março: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Cruzeiro, o soldado Evaldo Barbosa Rodrigues morreu após ser baleado durante uma tentativa de assalto, no Arco Metropolitano, na altura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O PM ainda foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, mas não resistiu.
15 de Março: 1 PM baleado
O tenente reformado da Polícia Militar Arlan Licurgo Egito, 66 anos, foi baleado durante uma tentativa de assalto na Rua Urbano Santos, no bairro Laranjal, em São Gonçalo.
49469e0e-b7f7-47fd-8e76-03d3740d9b76
19 de Março: 1 PC baleado
Lotado na 48DP, o inspetor da Polícia Civil Paulo César Domingos Manarte, 48 anos, foi baleado durante tentativa de assalto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele estava em uma churrascaria próximo ao viaduto do bairro K-11 quando foi abordado pelos criminosos. Atingido por três tiros, o policial foi socorrido e levado para a Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, no Centro.
21 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 20° BPM, o cabo Anderson Nogueira Honorato foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, em Japeri, na Baixada Fluminense. O PM estava na Rua Anísio Antônio da Mota, no bairro Engenheiro Pedreira, em seu HB 20 branco quando foi abordado pelo criminoso. Ele reagiu e acabou atingido no ombro. Socorrido, o policial foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Queimados, sendo posteriormente transferido para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. Ele não corre risco de morte.
24 de Março: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueira, um soldado que não teve o o nome divulgado foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no local. Atingido na mão, o PM foi socorrido e levado para o hospital.
12717947_1067078266668975_8511512934892217739_n
24 de Março: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus, o cabo Rodrigo Sumar morreu após ser baleado durante ataque na favela localizada em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Os PMs se dirigiam para a base que fica na localidade conhecida como Quadras e tiveram que desembarcar próximo à Praça do Skate porque havia um carro da concessionária de energia elétrica Light parado fechando a pista. Quando chegaram na praça, os policiais se depararam com aproximadamente oito criminosos armados que, ao perceberem a presença dos PMs, efetuaram diversos disparos. Sem qualquer chance de defesa ou reação, o cabo Sumar foi atingido na cabeça. Os bandidos fugiram e os colegas de farda do militar o socorreram e levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de onde foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Como não havia neurologista na unidade de saúde, o PM precisou ser transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Méier, mas acabou não resistindo ao ferimento.
25 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 7° BPM (São Gonçalo), o cabo Firstson Danilo Rodrigues Moura, 32 anos, foi baleado durante perseguição a criminosos, no bairro Covanca, em São Gonçalo. O PM e seu colega de guarnição realizavam patrulhamento e buscavam o Honda Civic cinza placa KVU 3214 que segundo denúncias havia sido roubado e estava praticando assaltos na região. Os policiais se depararam com o veículo na Rua Marechal Floriano e, quando a viatura passava próximo à Igreja Santo Antônio, foi atacada pelos criminosos. O PM foi atingido no braço esquerdo. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, tendo sido liberado após receber atendimento médico.
26 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 12° BPM (Niterói), o soldado Shimoda foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, no bairro Maria Paula, na divisa entre os municípios Niterói e São Gonçalo. O PM saía de sua residência quando foi abordado por dois assaltantes armados. Com medo de ter sua identidade descoberta, o soldado reagiu e acabou atingido na bacia. Os bandidos fugiram e o policial foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê.
26 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 20° BPM (Mesquita), o soldado Adolfo foi baleado durante ataque de traficantes que controlam a venda de drogas no Morro da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Atingido nas costas, ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mesquita.
27 de Março: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueira, o soldado Queiroz foi baleado em Cascadura, na Zona Norte do Rio. Atingido na mão direita, rosto e perna, ele foi socorrido por populares e levado para o 8° Grupamento de Bombeiros Militar, localizado na Rua Domingos Lopes, em Campinho. De lá, o PM foi conduzido ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Ele estava acompanhado por um homem identificado como Allan Clayton Barros Gomes, 20 anos, que também foi baleado e morreu ainda no local.
30 de Março: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, o soldado Pinto foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Atingido de raspão no joelho, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.
30 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 6° BPM (Tijuca), o soldado Morandini foi baleado durante ataque de criminosos na Tijuca, na Zona Norte do Rio. O PM, que trabalha na MotoPatrulha da unidade, trafegava pela Rua 28 de setembro quando notou uma moto com três ocupantes. Ele entrou na Rua Maxwell para se dirigir ao batalhão e quando chegou na altura da Rua Amaral foi surpreendido pelo trio, que tinha descido da moto e efetuou disparos contra ele. O PM foi atingido no braço e na perna, mas ainda conseguiu sacar sua arma e reagir, baleando um dos bandidos – que usava uma camisa laranja. Os criminosos conseguiram fugir. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Federal do Andaraí.
30 de Março: 1 PM baleado
Lotado no 22° BPM (Benfica), o sargento Sotero foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo de Manguinhos, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. O PM integrava o Grupamento de Ações Táticas (GAT), que foi chamado em apoio aos policiais do Grupamento Tático de Polícia de Proximidade (GTPP) da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que estavam encurralados. A viatura acabou atacada quando passava pela Avenida dos Democráticos. Atingido no braço, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Federal de Bonsucesso.
1° de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Cruzeiro, o soldado Vitor Hugo Lago foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Atingido na panturrilha, ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Bonsucesso.
1° de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Manguinhos, o subtenente Ribeiro foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo de Manguinhos, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.
2 de Abril: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Kennedy, o soldado Erinaldo Rodrigues Lopes, 31 anos, morreu após ser baleado durante um assalto em um posto de combustíveis, em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio. Uma dupla assaltava o estabelecimento, localizado no sentido Santa Cruz da Avenida Brasil, quando o PM chegou para abastecer. Ao perceber a ação, ele reagiu e chegou a efetuar um disparo, mas acabou atingido e morreu ainda no local. Antes de fugir, os bandidos atiraram na câmera de segurança e na porta de vidro do posto.
4 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 22 BPM (Benfica), o sargento Cláudio dos Santos foi baleado por criminosos que continuam controlando o tráfico de  drogas no Complexo de Manguinhos, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. O PM foi baleado na localidade conhecida como Beco da Sinuca.
12524380_1075795389130596_2991994499745948643_n
4 de Abril: 1 PM morto
Lotado no Serviço de Inteligência (P-2) do 37° BPM, o sargento Nilton Santos foi assassinado, em Resende. O PM – que já foi lotado no 12° BPM (Niterói) – estava em uma padaria e foi surpreendido por um homem armado que entrou no estabelecimento e de arma em punho se dirigiu à mesa onde ele estava e efetuou disparos contra o sargento, que mexia no aparelho de telefone celular e sequer teve chance de defesa. O assassino fugiu levando a pistola do policial.
5 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Cruzeiro, o soldado Rebeque foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Atingido no abdômen, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde foi submetido a uma cirurgia.
5 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o cabo Charles de Carvalho Borges foi baleado na Favela Nova Brasília durante intenso confronto com criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Atingido na perna, ele foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. O incidente ocorreu na Rua 2, próximo à localidade conhecida como Beco do Cofre. O PM sofreu uma fratura no fêmur direito, mas não corre risco de morte.
12920382_1076535185723283_8921271687031784207_n
6 de Abril: 1 PM morto
Lotado no 12° BPM (Niterói), o soldado Thiago Machado Costa foi baleado durante perseguição a criminosos no Fonseca, na Zona Norte de Niterói. O PM campeão de kickboxing. Ele e o sargento Coelho, que realizam patrulhamento na região central do município, davam apoio ao sargento M. André e ao soldado Rodrigo, do Setor J, nas buscas ao Corolla preto placa KXZ 6568 cujos ocupantes estavam efetuando assaltos no bairro. O veículo havia sido roubado no último sábado, dia 2 de abril. Os criminosos se depararam com as duas viaturas na Rua Airosa Galvão – próximo a um dos acessos ao Morro do Boavista – e efetuaram diversos disparos. Os PMs revidaram e houve confronto. Na troca de tiros, um dos bandidos também foi atingido. Baleado na cabeça, o soldado Machado foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, onde permanece internado. Minutos após o tiroteio, deu entrada na mesma unidade de saúde Weverton Luciano Alves, vindo do Boavista. Ele não resistiu e morreu. No morro, os PMs recuperaram o Corolla – com marcas de tiros na lataria e no vidro traseiro. Um Honda Civic roubado após o confronto também foi recuperado. O soldado Machado ainda permaneceu internado durante seis dias, mas não resistiu.
7 de Abril: 2 PMs baleados
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Jacarezinho e na UPP Alemão, respectivamente, o soldado Martins e o tenente Iago Calheiros foram baleados durante incursão na Favela do Jacarezinho, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. O primeiro foi atingido na mão e o segundo, que é subcomandante da UPP Alemão e apoiava o efetivo da ação, foi baleado nas costas. Os dois foram socorridos e levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. O soldado foi liberado após receber atendimento médico. Já o oficial foi transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, onde permanece internado.
7 de Abril: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueira, o soldado Pablo Victor dos Santos Lira Alves morreu após ser baleado durante um ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Morro da Mangueira, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Os policiais saíam de uma incursão e estavam na localidade conhecida como Olaria quando o soldado Lira foi atingido. Ele estava na retaguarda fazendo a segurança do beco quando foi alvejado na altura do maxilar. O PM ainda foi socorrido e levado para o Quinta D’Or, onde permaneceu internado por quase 24 horas, mas não resistiu e faleceu no dia seguinte.
7 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Turano, o soldado Abrantes foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Morro do Turano, no  bairro Rio Comprido, na Zona Norte do Rio. Atingido na coxa, o PM foi socorrido.
13000264_1078911805485621_5752854496607811755_n
9 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 20° BPM, o sargento Fortunato foi baleado durante ataque de criminosos, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O incidente ocorreu na Rua Antônio Martins de Oliveira, no bairro São Mateus, próximo a Alto Diesel. O PM e outros dois colegas de farda foram escalados para serviço de apoio ao 21°BPM – área que não conhecem. Eles iam cumprir ordem de policiamento que determinava que eles ficassem baseados na localidade. No momento em que manobravam para colocar a viatura em uma posição que permitisse maior visibilidade, criminosos efetuaram disparos. Um dos tiros atravessou a porta do veículo e atingiram o sargento na perna. Ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nilópolis, onde foi medicado e posteriormente transferido para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. O PM não corre risco de morte.
9 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 22° BPM (Benfica), o sargento Nascimento foi baleado durante perseguição a criminosos, em Benfica, na Zona Norte do Rio. O PM estava de serviço quando tentou abordar o condutor de uma moto, que fugiu, entrando em uma vila. Ao segui-lo tentando abordá-lo, os policiais foram surpreendidos pelos disparos. O incidente ocorreu próximo ao Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg). Atingido de raspão na cabeça, o sargento foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, recebendo alta após atendimento médico.
10 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Jacarezinho, o soldado Leonardo Siqueira de Araújo foi baleado durante assalto, em Saquarema, na Região dos Lagos. Desarmado, o PM estava em frente à sua casa, no bairro Porto da Roça, quando foi abordado pelo criminoso. Atingido na perna, ele foi socorrido e levado para o Hospital Nossa Senhora de Nazaré, em Bacaxá.
11 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 7° BPM (São Gonçalo) e trabalhando no Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) Jóquei, o sargento Charles foi baleado durante perseguição a assaltantes, no bairro Coelho, em São Gonçalo. Os criminosos, em uma moto, estavam em fuga pela RJ-104 (Niterói-Alcântara) quando iniciaram confronto, na altura da passarela do Coelho. Os dois bandidos também foram baleados. Atingido no ombro, o sargento foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres.
12 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Turano, o soldado Novaes foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando o tráfico de drogas no Morro do Turano, no bairro Rio Comprido, na Zona Norte do Rio. O ataque ocorreu próximo na altura da Rua do Bispo, próximo a um dos acessos à favela.
12 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus, o soldado Daniel Leonardo Mofacto foi baleado durante confronto com criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas na favela localizada em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A troca de tiros ocorreu na localidade conhecida como Beco do Efraim.
13 de Abril: 1 PC baleado
Lotado na Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), o policial civil Leonardo Cabral Aranha de Araújo, 41 anos, foi baleado pelo taxista Jaime Damião Pavel, 30, ao ser flagrado saindo de um motel em Irajá, na Zona Norte do Rio, com a mulher dele. O policial reagiu e atingiu o taxista no ombro, na coxa e na mão. Ele – que havia entrado na PM através de liminar judicial mas saiu da corporação após decisão da Justiça – não resistiu. O taxista estava com a arma do pai, que é sargento reformado do Exército.
14 de Abril: 2 PMs baleados
Lotados no 14° BPM (Bangu), o capitão Fontoura e o cabo Soares foram baleados durante confronto com criminosos da facção Terceiro Comando Puro (TCP) na Favela da Coréia, em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. Atingidos no rosto, os PMs foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, sendo posteriormente transferidos para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. Na ação, os policiais prenderam Carlos André de Santana Costa, 18 anos, com um fuzil 556 e recuperaram o Renault Logan prata placa KXJ 4389.
12645189_146478652398857_1291989754869679996_n
14 de Abril: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Prazeres, o soldado Bruno Wilson de Souza morreu após ser baleado pelo subtenente Luiz Carlos Pereira de Assis, da Diretoria de Inativos e Pensionistas (DIP), durante uma briga de trânsito. O incidente ocorreu na Avenida Tabelião Cilmar Silva, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
13006521_1082985435078258_8710688081904446487_n
14 de Abril: 1 PM morto
Lotado no 28° BPM (Volta Redonda), o sargento Eleandro Fontes de Oliveira, 36 anos, e seu irmão, João Carlos Fontes de Oliveira, 32, foram mortos em Vassouras, onde tinham ido cobrar uma dívida. O corpo do irmão mais novo foi encontrado no Rio Paraíba do Sul, perto do distrito de Barão de Juparanã, em Valença, no dia 17. O corpo do PM foi encontrado dois dias depois, no dia 19, a cerca de 3 km do local em que os bombeiros acharam o corpo do irmão.
15 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Alemão, o soldado Diogo Luiz da Silva Canto foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. O ataque ocorreu na localidade conhecida como Largo do Bulufa. Atingido na perna, ele foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.
15 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, o soldado Mário foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Baleado de raspão na cabeça, o PM foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alemão.
17 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fazendinha, o soldado Monteiro foi baleado durante ataque de traficantes da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando a venda de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Os PMs reagiram à ação criminosa e atingiram um dos bandidos, que morreu no local. Baleado de raspão, o soldado não corre risco de morte.
18 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 7 BPM (São Gonçalo), o soldado Fábio Pinto foi baleado no abdômen durante confronto no Morro da Coruja, no bairro Vila Lage, em São Gonçalo. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê.
18 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 12 BPM (Niterói), o sargento Canuto foi baleado durante confronto na localidade conhecida como Sem Terra, no Fonseca, na Zona Norte do Rio. Atingido no pé, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê.
335a8425-c8ee-492e-b867-0059ee5a3850
19 de Abril: 1 PM morto
Lotado no 3 BPM (Méier), o cabo William Ferreira da Silva, o Fechecler, 40 anos, foi assassinado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. O PM estava jogando futevolêi e no momento em que foi buscar um objeto em seu carro, foi surpreendido por dois homens que estavam em uma moto e efetuaram diversos disparos contra ele.
O policial, que foi preso em maio de 2010, aguardava julgamento em liberdade. Ele foi acusado de envolvimento no assassinato de Rogério da Rocha – amante da dançarina Elisa Pereira, a Mulher Caviar, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O crime foi orquestrado por João Luiz Corrêa Madeira, o Madeirinha, que era namorado da dançarina e foi apontado pela Polícia como chefe de um grupo de extermínio que atuava na região.
reis
19 de Abril: 1 PM morto
Lotado no 32°BPM, o sargento Elton Santos Reis foi assassinado no bairro Lagomar, em Macaé. O PM, que estava de folga e costumava pregar, morreu com a Bíblia nas mãos. De acordo com informações preliminares, o homicídio foi uma represália à ação realizada pelo Serviço de Inteligencia (P-2) da unidade no local – que vem sendo palco de disputas entre rivais das facções Comando Vermelho (CV) e Amigos dos Amigos (ADA). Após a operação, traficantes teriam avisado que não permitiram que policiais continuassem morando no bairro – que fica localizado a poucos metros do 32°BPM.
13012603_1085473568162778_1302876780378595048_n
19 de Abril: 1 PC morto
Lotado na Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco/IE), o inspetor Rivagner Batista dos Santos, 52 anos, foi baleado ao reagir a um assalto, na Avenida Perimetral, no Caju, na Zona Portuária do Rio. O crime ocorreu no sentido Avenida Brasil, próximo ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). O policial trafegava com a viatura descaracterizada – a Nissan Frontier preta placa LLY-6770 – quando se deparou com criminosos cometendo um arrastão. Ele reagiu e houve confronto, mas sua arma – a pistola 940 Taurus – falhou. Na troca de tiros, acabou atingido por três tiros, no abdômen e na perna. O policial – que está há 13 anos na PCERJ – foi policial militar e se reformou após passar no concurso da instituição. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, onde foi submetido a uma cirurgia e permaneceu internado por dois dias, mas não resistiu e faleceu no dia 21 de abril.
21 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Jacarezinho, o soldado Daniel Camberlim de Matos foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas na Favela do Jacarezinho, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.
21 de Abril: 2 PMs baleados
Lotados no 3 BPM (Méier), os soldados David Rodrigues de Oliveira e Thiago Vieira dos Santos foram baleados por criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas na Favela do Jacarezinho, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Os PMs, que trabalham na Motopatrulha, realizavam patrulhamento de rotina e passavam próximo à favela quando foram atacados. O primeiro foi atingido no braço esquerdo e o segundo na perna esquerda.
21 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 22 BPM (Benfica), o sargento Alex Sandro Cruz dos Santos foi baleado na Avenida das Lagoas, na Favela Gardênia Azul, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Atingido na boca, ele foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
23 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 3 BPM (Méier), o sargento Batista foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto em Pilares, na Zona Note do Rio. O PM trafegava próximo a um dos acessos ao Morro do Urubu quando foi abordado. Atingido na perna, ele foi socorrido e levado para o Hospital Municiál Salgado Filho, no Méier.
23 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 12° BPM (Niterói) e trabalhando na Ocupação Lagoinha, o sargento Leite foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que controlam o tráfico de drogas no Complexo da Lagoinha, no Caramujo, na Zona Norte de Niterói. Os traficantes efetuaram diversos disparos contra a viatura, que acabou capotando e caiu em uma ribanceira na subida da Rua Bombeiro Américo. O soldado Lopes conseguiu sair da viatura e pediu apoio para resgatar o sargento Leite, que ficou preso às ferragens. Com uma perfuração no pescoço, o sargento foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca.
24 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 16º BPM (Olaria), o cabo Valdir Barros da Silva Júnior, 32 anos, foi baleado no bairro Alcântara, em São Gonçalo. Ele estava acompanhado por um amigo, também PM, e os dois passavam pela Rua Joaquim Laranjeiras, próximo à Praça Chico Mendes, quando foram surpreendidos por dois bandidos em uma moto vermelha. Atingido na mão, o cabo foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê.
24 de Abril: 1 PM baleado
O cabo reformado da Polícia Militar Ailton Conceição Carvalhal foi baleado ao ser identificado como policial, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. O PM estava em uma chopperia localizada na Rua São Mateus, no bairro Nova Cidade, quando seis bandidos em três motos chegaram e anunciaram um assalto. Com medo de ter a identidade descoberta, o policial saiu correndo. Os bandidos começaram a efetuar disparos contra ele, que acabou atingido na cabeça. O PM ainda conseguiu chegar no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Nova Cidade, onde pediu ajuda e foi levado pela viatura até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabuís.
24 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Coordenadoria de Segurança, na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Seseg), o cabo Rodrigo Costa Fernandes foi baleado ao reagir a um assalto, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. O PM estava na Lojas Americanas localizada na Rua 28 de Setembro quando notou a ação criminosa e reagiu. Baleado na perna, ele ainda conseguiu atingir um dos bandidos.
24 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 41º BPM (Irajá), o sargento Moraes foi baleado durante incursão no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, na Zona norte do Rio. O PM, que estava no blindado, foi atingido por um estilhaço que entrou pela escotilha. Ferido nos olhos, ele foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, onde aguarda por exames.
25 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Camarista Méier, o sargento Braga foi baleado por criminosos na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga a Zona Norte à Zona Oeste do Rio. O PM foi avisado por um motorista que bandidos realizavam um arrastão na pista e quando foi verificar a denúncia acabou atingido. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins de Vasconcelos.
25 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), o aluno soldado Fernando Moreira Ferreira, 22 anos, foi baleado na Avenida Brasil, na altura de Coelho Neto, na Zona Norte do Rio. Ele conduzia seu carro no sentido Zona Oeste, a caminho do Cfap, quando foi atingido de raspão na cabeça no momento em que passava pela passarela de Coelho Neto. O disparo foi efetuado pelos ocupantes de um Ford Ecosport preto que atiraram diversas vezes contra uma equipe do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) que realiza blitz no local. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.
26 de Abril: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Chatuba, o soldado R. Lima foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Atingido de raspão na mão, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.
27 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no 27º BPM (Santa Cruz), um soldado que não teve o nome divulgado foi baleado durante incursão na Favela do Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Atingido na mão, ele foi socorrido e levado para o hospital.
27 de Abril: 1 PM baleado
Policial do 5º BPM (Praça da Harmonia), o soldado Jaílson de Oliveira Nunes Júnior foi baleado ao reagir a um assalto, em Mesquita, na Baixada Fluminense. O PM teve seu carro roubado em frente ao Hospital das Clínicas de Nova Iguaçu, no bairro Juscelino. O veículo foi recuperado no bairro Vila Emil, onde houve o confronto. Atingido no joelho, o policial conseguiu balear o criminosos, que morreu no local.
30 de Abril: 1 PM baleado
Lotado no Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o cabo Muniz foi baleado durante uma ocorrência de acidente de trânsito, na Serra do Mato Grosso, em Maricá. O PM estava no local, onde houve uma colisão, orientando o trânsito quando um policial civil aposentado passou e discutiu com o cabo, após parar o tráfego de veículos. Ele seguiu em frente, mas retornou e efetuou dois disparos contra o PM, que foi atingido nas nádegas. O policial civil aposentado também já foi policial militar.
3 de Maio: 1 PM morto
Adido à operação Lei Seca, o subtenente Cláudio Souza dos Santos foi assassinado pelas costas quando chegava em sua casa, no Condomínio Vista Alegre 1, localizado na Rua Pereira Sampaio, no bairro Mundel, em São Gonçalo. Morador do local, que faz parte do conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, o PM estaria tentando impedir a implantação de uma boca-de-fumo no local.
4 de Maio: 1 PC baleado
Lotado na Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), o inspetor Flávio Castanheira foi baleado durante incursão na Favela de Manguinhos, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. O tiro – no peito – foi amortecido pelo colete à prova de balas usado pelo policial. Socorrido, ele foi levado para o Hospital Federal de Bonsucesso e não corre risco de morte.
4 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Chatuba, o soldado Erik Pontes, 33 anos, foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. O PM realizava patrulhamento de rotina e passava pela localidade conhecida como Favelinha quando foi atacado. Atingido na cabeça, foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Ele não corre risco de morte.
13165834_1094940513882750_5130477534252300771_n
5 de Maio: 1 PM morto e 2 PMs baleados
Lotados no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o sargento L. Vaz e os soldados Cavalcanti e Garces foram baleados por criminosos da facção Comando Vermelho (CV) durante operação no Morro da Providência, no Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio. Atingido na cabeça, o sargento L. Vaz não resistiu. O soldado Cavalcanti (FOTO) foi ferido no tórax e está em estado grave. O soldado Garces, baleado no ombro e no cotovelo, não corre risco de morte. Todos foram levados para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. Os PMs estavam em uma viatura descaracterizada – uma Kombi branca – realizado uma operação de inteligência quando foram surpreendidos pelos traficantes no momento em que passavam pela Rua Barão da Gamboa. Eles chegaram a trocar tiros com os criminosos. Pelo menos um teria morrido. Os agentes do Bope apreenderam três armas – uma pistola 40 e duas 9mm.
0663b9c7-7ba8-49a9-b339-77a76d49b505
5 de Maio: 1 PM morto
Lotado no 33º BPM (Angra dos Reis), o subtenente Wilson dos Santos Miranda, 54 anos, morreu após reagir a um assalto em um posto de combustíveis, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O PM abastecia seu veículo, próximo ao shopping Grande Rio, quando dois criminosos em uma moto chegaram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Baleado, o subtenente Miranda não resistiu e morreu ainda no local.
5 de Maio: 1 PRF baleado
Lotado na 1 DPRF (Duque de Caxias), o inspetor Felipe Farias, 31 anos, foi baleado durante luta corporal com um criminoso, na rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O policial tinha abordado um suspeito que trafegava em uma moto e, no momento da revista, o homem entrou em luta corporal com o agente. A submetralhadora .40 do policial acabou disparando acidentalmente e atingiu o cotovelo do inspetor, que foi socorrido e levado para o Hospital Gera de Nova Iguaçu, na Posse.
e8b7acd5-cf4c-492c-864a-fb86fe8a271b
6 de Maio: 1 PM morto
Lotado no 20º BPM (Mesquita), o cabo Fábio Júlio Leite Santos, 40 anos, morreu após ser baleado durante ocorrência, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O PM foi até a Estrada da Palhada apurar denúncia de que estava ocorrendo um assalto em um restaurante localizado na via. Quando entrou no estabelecimento, foi surpreendido pela reação de um dos criminosos, que efetuou diversos disparos contra ele. Aproveitando-se do policial caído no chão, o bandido ainda roubou seu fuzil. O soldado Rocha, que o acompanhava, ainda trocou tiros com o assaltante, que deixou para trás uma pistola Glock .40 e fugiu.
6 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o sargento José foi baleado ao reagir a um assalto, na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. Atingido no braço e na costela, ele foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.
6 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 41° BPM (Irajá), o soldado Leandro Uliano Fonseca Benjamin foi baleado ao reagir a um assalto, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. O PM trafegava em sua moto acompanhado por uma mulher na garupa pela Rua São Francisco Xavier e, ao parar na altura da Rua 24 de maio para que a carona descesse, foi abordado por dois ocupantes de outra moto. Ele reagiu e mesmo baleado conseguiu atingir os dois bandidos – que seriam do Morro do Tuiuti, também em São Cristóvão. Um dos criminosos não resistiu e no momento da fuga caiu da moto, morrendo no local. O comparsa dele, mesmo ferido, conseguiu fugir. Atingido uma vez na perna e três vezes no tórax, o PM foi socorrido por uma ambulância que passava pelo local e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, onde está sendo submetido a uma cirurgia.
6 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, o soldado R. Martins foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. Atingido na coxa, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.
c07f012a-4c21-4c73-8a4d-c4ad6ee53b2b
6 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE), o soldado Davi foi baleado durante ataque de criminosos no bairro Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio. O PM estava escalado para reforçar o policiamento na área do 41° BPM (Irajá) e realizava patrulhamento de rotina e passava pela Avenida Vicente de Carvalho quando se deparou com um bonde – vários carros ocupados por bandidos fortemente armados. Ao notar a aproximação da viatura, os bandidos efetuaram diversos disparos, atingindo a lataria do veículo e o soldado. Ferido no antebraço, ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Irajá, sendo posteriormente conduzido ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, e recebendo alta após atendimento médico.
7ecff640-5d58-4acf-a14d-dec81ab97321
7 de Maio: 1 PM morto
Lotado no 39° BPM (Belford Roxo), o sargento José morreu após ser baleado durante confronto com criminosos que controlam o tráfico de drogas na Favela Gogó da Ema, no bairro 13, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Na troca de tiros, dois bandidos também foram atingidos.
7 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, o cabo Leonardo foi baleado durante ataque de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. O ataque ocorreu na localidade conhecida como Largo da Cruzeiro. Atingido no abdômen, o PM foi socorrido pelo blindado e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.
7 de Maio: 1 PM morto
Lotado no Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), o subtenente Júlio Cézar dos Santos Braga foi assassinado a tiros e seu corpo encontrado no banco de trás de seu veículo – o Palio prata placa LLW 3584. O automóvel estava na Rua Benvindo de Novaes, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, com a chave na ignição. O PM estava de licença especial.
8 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São Carlos, o soldado Cláudio Pereira Pimentel foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, em Irajá, na Zona Norte do Rio. O PM trafegava em seu veículo pela Rua Carolina Amado quando, na altura da Rua Coronel Soares, foi abordado pelos criminosos, que estavam em um Renault Sandero prata. Atingido de raspão na cabeça, o PM foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rocha Miranda, recebendo alta após atendimento médico.
8 de Maio: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Alemão, o soldado Evaldo César Silva de Moraes Filho, 27 anos, morreu após ser baleado durante ataque covarde de criminosos da facção Comando Vermelho (CV) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio. O PM chegava para assumir o Regime Adicional de Serviço (RAS) quando foi alvo de tiros. Desarmado, ele subia a Avenida Central em seu carro particular.
13 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 20° BPM (Mesquita), o soldado Kapisch foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O PM estava a caminho de casa e trafegava pela Rua Simão Sunshet quando foi abordado por quatro criminosos que estavam em um Sentra preto. Ele reagiu e houve confronto. Na troca de tiros, acabou baleado no ombro esquerdo. Socorrido, o policial foi levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. Ele não corre risco de morte.
15 de Maio: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, o soldado Wilson Gorni Tavares foi baleado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O PM estava em uma feira no bairro Jardim Gramacho quando presenciou a queda de um homem obeso que quebrou uma cadeira ao sentar. O policial riu e foi surpreendido pela reação do homem, que sacou uma arma e efetuou cinco disparos contra ele. O soldado foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo. O homem foi espancado por pessoas que presenciaram a cena. Ele foi conduzido ao Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, onde permaneceu internado durante oito dias, mas não resistiu.
17 de Maio: 1 PC morto
Lotado na Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (Cfae), o inspetor Robson Luiz de Macena foi assassinado em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O policial fazia uma obra em sua residência, na Rua Teodorido de Camargo quando foi surpreendido pelos criminosos.
17 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Borel, o soldado Vitor Hugo Rodrigues Macedo Santos foi baleado durante ataque de criminosos que continuam controlando a venda de drogas no Morro do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Atingido na perna, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Federal do Andaraí, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.
17 de Maio: 1 PM morto
O sargento reformado da Polícia Militar Geraldo Antônio Pereira morreu após ser baleado durante ação criminosa, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. O PM estava acompanhado pelo ex-policial civil Hélio Machado da Conceição, o Helinho, no interior do Novo Rio Country Club, localizado na Avenida Miguel Antônio Fernandes, quando homens encapuzados e armados com fuzis passaram em um carro e efetuaram disparos. Os dois foram socorridos e levados para o Hospital de Clínicas Riomar, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste. O sargento – que era proprietário de uma academia que funciona no clube – não resistiu e morreu na unidade. Já Helinho levou tiros no ombro e um de raspão no peito. Duas pessoas foram vítimas de balas perdidas: o segurança Aurélio Gomes de Faria, 53 anos (atingido nas pernas e nas nádegas) e o diretor do clube, José Roberto Pontes Pereira, 65, baleado de raspão na axila por uma bala que entrou na sala onde estava. Eles foram levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, também na Barra.
18 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 17° BPM (Ilha do Governador), o sargento Adriano Souza Quintanilha foi baleado durante assalto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Atingido de raspão no pescoço, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo.
18 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 7° BPM (São Gonçalo), o tenente Ramos foi baleado durante abordagem a um carro roubado, no bairro Galo Branco, em São Gonçalo. O PM trabalhava na Supervisão de Oficial quando se deparou com o Cross Fox preto placa LPQ 1939, na Avenida Maricá. Na tentativa de abordar o veículo, ele foi surpreendido por um rajada de pistola disparada por um dos ocupantes, que fugiram em direção ao Complexo do Salgueiro, no bairro de mesmo nome. Atingido na perna, o tenente foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê.
20 de Maio: 1 PM morto
Lotado no 20° BPM (Mesquita), o soldado Eryk da Cruz Laia, 34 anos, morreu após ser baleado em tentativa de assalto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O PM trafegava pela Rua Tomás Fonseca, no bairro Cerâmica, quando criminosos emparelharam e anunciaram o roubo. O soldado ainda foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, mas não resistiu. Ele completaria 35 anos neste sábado, dia 21 de maio. O policial é um dos milhares que ainda aguardam a emissão do Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) para ter o direito de andar armado. No ano passado, quando ainda era lotado no 2°BPM, ele relatou que vinha recebendo ameaças de morte de traficantes que implantaram uma boca-de-fumo na rua em que morava. O soldado Laia chegou a fotografar uma das ameaças, feitas através de pichação deixada no muro de sua residência, e solicitou permissão para acautelamento de uma pistola, mas a PMERJ negou.
20 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na 1 Companhia Independente de Polícia Militar (1 CIPM – Palácio Laranjeiras), o cabo Fernando foi baleado ao escapar de um sequestro, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio. O PM sofreu um assalto em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e acabou sendo levado pelos assaltantes. Ao avistar uma viatura, na Avenida Brasil, ele se jogou do carro e acabou baleado no ombro. Socorrido, foi levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer. Os bandidos fugiram levando o carro do PM – o Peugeot 208 branco placa LRS 2654.
21 de Maio: 1 PM baleado
Lotado no 20° BPM (Mesquita), o soldado Diego Martins Botelho de Moura foi baleado, na Rua Bernardino de Melo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O PM tinha saído da boate 100luxxor em seu IX 35 prata quando foi interceptado por um veículo HB 20 branco. O ocupante do veículo efetuou diversos disparos contra o automóvel do policial, que foi atingido no maxilar.
22 de Maio: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueira, o soldado Eduardo Ferreira Dias tinha acabado de assumir o serviço e estava levando outro PM para fazer a rendição no posto de policiamento existente próximo à quadra da escola de samba, na Rua Visconde de Niterói, quando foi surpreendido por um ‘bonde’ de criminosos. Ao avistar a viatura, os bandidos efetuaram diversos disparos, atingido o soldado Dias no peito. Socorrido, ele ainda foi levado para o Hospital Quinta D’Or, mas não resistiu.
22 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Companhia Maré, o cabo Norberto foi baleado durante ataque na Penha, na Zona Norte do Rio. O PM realizava patrulhamento de rotina e passava pela Avenida Brasil quando, na altura da Favela Parque União, no Complexo da Maré, em Bonsucesso, a equipe desconfiou de um CrossFox. Os policiais deram ordem de parada, mas o motorista desobedeceu, dando início a uma perseguição até o viaduto da Penha – onde o condutor do veículo reduziu e efetuou disparos contra a viatura. Atingido, o PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Ele não corre risco de morte.
23 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Caju, o soldado Jeferson Santos Padilha foi baleado durante ataque de criminosos da facção Amigos dos Amigos (ADA) que continuam controlando o tráfico de drogas no Complexo do Caju, na Zona Portuária do Rio. Os PMs passavam pela localidade conhecida como Amendoeira quando foram atacados. O tiro resvalou no fuzil e atingiu o ombro do soldado Padilha, que tem suspeita de fratura na clavícula mas não corre risco de morte.
26 de Maio: 1 PM baleado
Lotado na UPP Arará/Mandela, o soldado Cruz foi baleado durante ataque de criminosos, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Ele e um colega de farda estavam na viatura baseada na Avenida Leopoldo Bulhões, em frente à estação ferroviária de Manguinhos, quando dois bandidos em uma moto branca passaram e efetuaram disparos contra os PMs. Atingido na perna, ele foi socorrido e levado para o Hospital Central do Exército (HCE), em Benfica.
26 de Maio: 1 PM morto
Lotado no 24BPM, o sargento Cristiano Santos da Silva morreu após ser baleado durante um assalto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O PM estava acompanhado pela esposa em seu veículo, na Rua Luís Tomás, no bairro Luz, quando foi abordado pelos criminosos. Os bandidos fugiram levando a arma, o cordão e o relógio do sargento


FONTE ----------- Roberto Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário