Pesquisadores americanos demonstraram pela primeira vez que o suco de beterraba melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro em idosos. A descoberta, divulgada nesta terça-feira (2), poderá ser usada no combate ao desenvolvimento da demência.
O segredo da beterraba, de acordo com os cientistas, é que elas contêm altas concentrações de nitratos – aipo, repolho, espinafre e alface também possuem o elemento. Ao comer esses alimentos, bactérias na boca transformam o nitrato em nitrito, substância que ajuda a abrir os vasos sanguíneos do corpo, aumentando o fluxo sanguíneo e de oxigênio para partes do organismo que sofrem carência de oxigênio.
De acordo com Daniel Kim-Shapiro, diretor do Centro de Ciência Translacional da Universidade Wake Forest (Estados Unidos), há diversas áreas do cérebro que, com a idade, acabam recebendo pouco fluxo sanguíneo. Essa falta de oxigênio está associada a demência e falhas cognitivas.
Os pesquisadores avaliaram, durante quatro dias, os efeitos do nitrato na dieta de 14 pessoas com mais de 70 anos. Por meio de ressonância magnética, foi possível observar que, após comerem uma dieta rica em nitrato, os idosos tiveram aumento do fluxo sanguíneo para os lobos frontais - áreas do cérebro estão associadas à degeneração que leva à demência e a outras doenças cognitivas.
FONTE---------G.terra.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário