terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dormir faz bem à Saúde


Dormir faz bem à Saúde\"Rua
Dormir é antes de mais uma necessidade. Muito, pouco, quase nada, dormir bem ou mal, o facto é que nenhum de nós, enquanto Ser Humano, resiste sem dormir, ou no mínimo passar pelas brasas.

Desde pequenos que dormir faz parte da nossa vida, e no fim de contas dormimos em média 24 anos, numa média de 8 horas diárias.

Ora se passamos tanto tempo a dormir, sabemos que dormir bem é o mais importante.

Dormir bem não significa dormir muito, e muito provavelmente já lhe aconteceu dormir mais horas do que o costume a acordar com dores no corpo e na cabeça.

O aconselhado de horas de sono são 8 diárias, mas sempre o chamado sono dos justos.

Enquanto sociedade ativa, desvalorizamos na maior parte das vezes uma noite bem dormida. Noites consecutivas mal dormidas, com poucas horas de sono ou com sonhos permanentes (atividade cerebral demasiado ativa), podem provocar as mais variadas doenças. Por exemplo, se tem por habito dormir poucas horas ou se o seu sono é sucessivamente de baixa qualidade, saiba que o seu sistema imunitário está em baixa. Está mais suscetível a depressões, doenças de stress (e associados), hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, entre muitas, muitas outras.

Existem no entanto pessoas para quem as 8 horas de sono diárias não chegam, mas além de o sentirem, o facto é de que o seu organismo necessita mesmo de mais tempo. Quem tem dificuldades em passar pelas várias fases do sono, pode ter esta necessidade. Albert Einestein é caso disso, pois necessitava de dormir 10 horas por noite

Pelo contrário, muitos são os que 4 ou 5 horas de sono basta. Isto significa que passam fases do sono, ou seja, não necessitam de passar obrigatoriamente pela primeira, para atingir a segunda fase. Nomes bastante conhecidos como Madonna, Napoleão Bonapart ou Marcelo Rebelo de Sousa.

O sono tem várias fases, todas elas importantes ao mais comum Ser Humano, para que consiga manter o seu equilíbrio físico e mental. Estas fases têm o nome de estágios.

Os estágios são 4 e caracterizam-se da seguinte forma:
1º estágio é a fase de sonolência. Dura 5 minutos. O 2º estágio é quando o indivíduo começa a dormir, mas ainda não profundamente. O 3º e o 4º estágios são bastante idênticos, podendo ser confundidos. Nestas fases a respiração torna-se mais profunda e o sono pesado.

Cada um sente e sabe a necessidade que tem de dormir e por quanto tempo o deve fazer. No entanto, dormir muitas horas não vale de nada se não dormir como deve ser. Descanse enquanto dorme, isto sim, é o mais importante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário