">

Lula vira réu pela 5ª vez; entenda todas as suspeitas contra o ex-presidente

Fora do governo há seis anos, desde que deixou de ser presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta inquéritos, denúncias e ações penais na Justiça.
Nesta segunda-feira, o petista tornou-se réu pela 5ª vez - sendo a 3ª ação penal relacionada à Operação Lava Jato -, depois que o juiz federal Sergio Moro aceitou outra denúncia do Ministério Público.
Desta vez, Lula vai responder pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionadas a suspeitas de pagamento de propinas por parte da empreiteira Odebrecht.
Das cinco ações penais, três correm no Distrito Federal e duas em Curitiba. Paralelamente, o ex-presidente também é investigado pela Polícia Federal.
Apesar das denúncias, o petista é líder em intenções de voto para o 1º turno das eleições de 2018, segundo a última pesquisa Datafolha. Por outro lado, tem a segunda maior rejeição (44%) entre todos os atuais possíveis candidatos, atrás apenas do presidente Michel Temer (45%).
Confira as acusações e suspeitas contra o petista - ele nega ter cometido qualquer irregularidade.

Ações Penais

- Obstrução da Justiça (Operação Lava Jato)
Em julho deste ano, Lula tornou-se réu acusado de tentar obstruir a Justiça comprando o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras e um dos delatores do esquema de corrupção envolvendo a estatal.
Além do ex-presidente, respondem ao mesmo processo outras cinco pessoas: o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.Continue.....


http://www.bbc.com