sexta-feira, 4 de novembro de 2016

SAÚDE PÚBLICA GASTOS POR HABITANTE RECUA 16,91% EM SARANDI PR

Um gasto de R$ 3,05 ao dia em saúde. Este é o valor que os governos federal, estaduais aplicaram em 2013 para cobrir as despesas dos mais de 200 milhões de brasileiros usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Já em nossa excluída Sarandi Pr gastamos apenas R$ 0,84, valor 3,6 menos da média nacional para os nossos quase 90 mil habitantes, segundo o IBGE.
Sarandi Pr tem a “Saúde” como disparado nas reivindicações ou clamores em mais de 40% das pesquisas espontâneas no rol de demandas públicas.
Hoje, a cada 10 habitantes 8 a 9 sarandienses dependem única e exclusivamente do SUS.
Todavia, nos últimos anos, 2014 e 2015, sentimos um “desinvestimento” nesta tão prioritária, conforme os números indicam.
Entre esses anos, sofremos uma redução de 26,03% dos Recursos Empenhados desta pasta. SAÚDE PÚBLICA SARANDI
SAÚDE PÚBLICA SARANDI PR GASTOS RECUAM EM 2015
Mortalidade Infantilcresceu 37,56%, também, além de determos da menor proporção regional de Médicos, onde temos apenas 0,6 médicos por mil habitante, valor 4 vezes menor a média nacional.
Segundo a Tabela 01 – acima extraído do SIOP – DATASU 2016, sentimos bem antes já os efeitos das crises fiscais na “queda da arrecadação” de 6,02 pontos percentuais entre 2014 e 2015.
Foi constatado, também, redução de -16,91% na Despesa Total com Saúde por Habitante, onde, pasmem, somos também o menor gasto por habitante metropolitano.
Ao menos, um indicador no “Gasto Atenção Básica” serve de alento quando cresceu 8,2%, notando uma inversão tardia nas forma de exercer os cuidados em saúde municipal.
Portanto, os dados preocupam e os desafios se avolumam, além da realidade econômica e política não contribuir na equalização deste dilema histórico.
Enfim, a Saúde Pública não se faz só com políticos, mas com muita gestão e diálogo setoriais e intersetoriais envolvendo tudo da máquina gestora para todos na comunidade.




http://controlesocialdesarandi.com.br/site/estudos/saude-publica-sarandi-pr-gastos-recuam-em-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário