terça-feira, 30 de agosto de 2016

Quantos votos pode livrar o pescoço de Dilma Roussef.

A sessão de julgamento da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), no processo de impeachment, teve início na quinta-feira (25) no Senado, conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Mas a palavra final sobre o afastamento definitivo da presidente caberá aos senadores.


Que horas começa a votação?
A sessão de votação começa às 11h desta quarta-feira (31). Depois da fala de Dilma, acusação e defesa tiveram uma hora e meia para debater o processo, o que ocorreu na manhã de terça-feira (30).  À tarde, ossenadores inscritos começaram seus discursos finais. Eles podem se manifestar por dez minutos cada um.
No início da sessão de quarta, Lewandowski lerá um resumo do processo, com as fundamentações da acusação e da defesa.
Dois senadores favoráveis ao impeachment de Dilma e dois contrários terão cinco minutos cada para encaminhamento de votação.
O que os senadores responderão?
Após o encaminhamento, Lewandowski perguntará aos senadores o seguinte: “Cometeu a acusada, a senhora presidente da República, Dilma Vanna Rousseff, os crimes de responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto a instituição financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional, que lhes são imputados e deve ser condenada à perda do seu cargo, ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de oito anos?” Os senadores, então, irão votar sim ou não.
Qual é o rito da votação?
A votação será nominal, via painel eletrônico. Cada senador falará o voto, assim como ocorreu na Câmara. Depois, o resultado será proclamado.
Quantos votos são necessários para o impeachment de Dilma?
Se ao menos 54 senadores votarem a favor do impeachment, Dilma será definitivamente afastada da Presidência
Se o impeachment for aprovado, qual é a pena de Dilma?
Além de perder o mandato, ela ficará inelegível por oito anos a partir do fim de 2018, quando se encerraria o seu mandato.
Se o impeachment for reprovado, Dilma volta imediatamente ao poder?
Se o placar de 54 votos favoráveis ao impedimento não for atingido, o processo será arquivado e Dilma reassumirá a Presidência da República.
Quais foram as votações anteriores e os resultados?
O Senado e a Câmara já se posicionaram sobre fases anteriores, que autorizaram a realização desse julgamento final. Veja aqui o placar do impeachment.
Os senadores que já votaram antes podem mudar de voto?
Sim, cada votação é separada e serve para responder a uma determinada pergunta. Antes, os senadores decidiram pela procedência da denúncia, ou seja, que Dilma se tornaria ré, poderia se defender no processo, apresentar suas testemunhas. Agora, vão decidir se ela cometeu ou não crime de responsabilidade.



G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário