terça-feira, 28 de junho de 2016

Há exatamente 27 anos atrás um dos maiores pregadores do Mundo dava adeus ao seu ministério por causa de escandalos.



Possui muitos programas de rádio e televisão em vários países. É cantor com muitos discos gravados e escritor com vários livros escritos. Normalmente, seus sermões eram acompanhados de músicas alegres cantadas e tocadas por ele mesmo ao piano, coisa que faz até hoje. Jimmy Swaggart influenciou toda uma geração de pregadores pelo mundo afora nos anos 1980, principalmente onde seu programa semanal era transmitido. No Brasil, seu programa era levado ao ar todo sábado de manhã pela Rede Bandeirantes de Televisão. Jimmy Swaggart esteve no Brasil por 5 vezes, onde lotou estádios como o Maracanã e Morumbi com milhares de pessoas que o amavam e contribuiam com seu ministério participou em 89 de uma cruzada no Mineirinho em Belo Horizonte e ministrou no congresso ministros labaredas de fogo dirigido pela igreja do evangelho quadrangular.

Escândalos

No auge de seu ministério, caiu em adultério e acabou perdendo seu espaço na mídia em todo o mundo, porque até o governo dos Estados Unidos acabou entrando numa briga em busca de impostos supostamente sonegados.
O principal evangelista de TV dos EUA, renunciou em 21 de fevereiro de 1988 ao seu ministério, depois ter sido fotografado com uma prostituta em Luisiana. Sua igreja recebeu as fotografias mostrando Swaggart com a prostituta Debra Murphree em um motel.
Na frente de uma congregação de 7.000 pessoas em Baton Rouge, Luisiana, ele chorou e confessou a " falha moral ", sem descrever nenhum detalhe.
"Pequei contra vocês e eu imploro seu perdão. Eu não pretendo de forma alguma encobrir o meu pecado ou chamá-lo de um erro", disse aos chocados membros de seu "Centro de Culto da Família". Virando-se para sua esposa, Frances, ele disse: "Pequei contra ti, e eu imploro teu perdão".
A confissão de Swaggart teve ainda maior impacto, já que ele mesmo havia desencadeado, meses antes, um furioso ataque contra seu rival, o também tele-evangelista de TV, Jim Bakker, por este ter cometido adultério com sua ministra e secretária Jessica Hahn. Bakker foi posteriormente excomungado e demitido de seu ministério na TV.

Críticas

"Leper Messiah", música do álbum Master of Puppets (mestre das marionetes) do Metallica foi lançado em 1986 e criticava duramente comportamentos relacionados as estrelas do televangelismo.
A música "Miracle man", de Ozzy Osbourne (que duramente o criticava) fala de hipocrisia, e, por ser lançada em 1988, depois do incidente com prostitutas de Jimmy, fala supostamente sobre ele.
Igualmente o célebre músico de rock Lou Reed se lhe refere ironicamente como "sins of Swaggart" na faixa 13-"Strawman", do álbum "New York", de 1989.
Ele é citado também na canção "Holy Smoke" da banda de heavy metal Iron Maiden.
Também ficou conhecido por acusar a banda de white metal Stryper jogarem pérolas aos porcos, numa referência à distribuição de bíblias no show. Foram questionados também em relação à fé, por causa das roupas de palco e do som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário