sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Dilma irá sobrevoar áreas afetadas por cheias na Fronteira Oeste do RS Presidente fará sobrevoo no entorno de Uruguaiana e região da Fronteira. Enchentes afetam mais de 1,7 mil famílias em 38 cidades do estado.

 Dilma Rousseff, que passa o feriadão de Natal no Rio Grande do Sul, irá sobrevoar as áreas atingidas pelas enchentes na Fronteira Oeste do estado na manhã deste sábado (26). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Presidência da República.
Antes de embarcar, a presidente vai participar de uma reunião com os prefeitos das cidades atingidas, acompanhada de representantes do Ministério da Defesa. O voo está previsto para sair às 10h30, horário de Brasília, e começará por Uruguaiana.

Mais de 38 cidades atingidas e quase 1,8 mil famílias fora de casa
Quaraí é uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no rs (Foto: Reprodução/RBS TV)Quaraí é uma das cidades mais atingidas pelas
enchentes (Foto: Reprodução/RBS TV)
A chuva no estado tirou já 1.795 famílias de suas residências, e afeta 38 municípios, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil no final da tarde desta sexta-feira (25). São 1.479  famílias desalojadas – foram para residências de familiares e amigos – e 66 desabrigadas – recolhidas em um local fornecido pelo Poder Público.
Segundo a Defesa Civil, em Santana do Livramento , na Fronteira Oeste, 150 famílias puderam voltar para a casa, após trégua da chuva. Com previsão de tempo mais seco nos próximos dias, a expectativa é de que, pelo menos, parte famílias possa retornar para suas casas.
O capitão Alexandre Goi, chefe da Divisão Administrativa e de Comunicação Social da Defesa Civil, destaca que o número já pode ter sofrido alterações após a divulgação do boletim.
"É verdade que este número pode aumentar, se voltar a chover, mas muitas pessoas evitam sair de casa, ou precipitam o retorno. Na mesma medida em que as pessaos estavam sendo retiradas de suas casas, tem pessoas voltando em outras cidades. É difícil de mensurar este número", explica.
A chuva forte vem atingindo a Fronteira Oeste desde o último dia 18, quando um temporal elevou os níveis dos rios Uruguai e Quaraí. Na quarta-feira (23), o rio Quaraí atingiu a marca histórica de mais de 15 metros acima do nível normal. A maior cheia que a cidade tinha registrado até então foi em 2001, quando o rio chegou aos 14 metros acima do normal. A água começou a baixar nesta quinta-feira (24).
Cidades com decreto de emergência
A chuva que castiga parte do estado durante o feriadão de Natal já levou 12 prefeituras a decretarem situação de emergência: Liberato SalzanoTrindade do Sul , Nonoai , Santo ÂngeloSão Miguel das MissõesGuarani das Missões, Roque Gonzáles, Cândido Godói, Uruguaiana, Quaraí , Passa Sete  e Não-Me-Toque .
Falta de luz
A energia elétrica também foi prejudicada pelos ventos trazidos pela chuva. Na Fronteira Oeste, 4 mil pessoas estão sem luz. Na Região Central, 200 clientes da companhia AES Sul estão em áreas alagadas, sem acesso para conserto. Na Região dos Vales, 1,2 mil tiveram a energia desligada por conta do alto risco de choque que o contato dos fios com a água pode causar. As duas outras companhias que atendem o estado, CEEE e RGE, não contabilizam clientes sem energia elétrica.
Ponte foi interditada devido à cheia na Fronteira Oeste do RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Ponte foi interditada devido à cheia na Fronteira
Oeste  (Foto: Reprodução/RBS TV)
Ponte interditada
A cheia do Rio Ibicuí, na Fronteira Oeste, levou à interdição da ponte que liga as cidades de Itaqui e Uruguaiana. O trecho da km 415 da BR-472 deve ser evitado pelos motoristas, que podem chegar a São Borja pela Ruta 14, pela Argentina, ou pela BR-290.
Previsão do tempo
Depois das fortes chuvas, a previsão para esta sexta-feira (25) é de tempo firme na Fronteira Oeste do Rio Grande  do Sul, região mais atingida pelas cheias. Contudo, o tempo segue instável na maior parte do estado, com muita umidade e chuva fraca.
Cidades atingidas:
15 de Novembro
Municípios com pessoas fora de casa:
Agudo
Alegrete
Barra do Quaraí
Itaqui
Jaguari
Quaraí
Rosário do Sul
São Borja
Uruguaiana


Fonte -------------------- G.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário