quinta-feira, 14 de março de 2013

Um industriário de 39 anos sobreviveu depois de ser atingido por um raio enquanto pescava no rio

Um industriário de 39 anos sobreviveu depois de ser atingido por um raio enquanto pescava no rio Paranaíba próximo a Santa Vitória, no Triângulo Mineiro. João Maria Aristides teve queimadura de primeiro e segundo graus por várias partes do corpo. Segundo o médico que fez o atendimento no Hospital Municipal Genésio Franco de Moraes, a vítima precisará passar por avaliações para saber se terá sequelas.
João Maria pescava no rio que fica a 30 quilômetros de Santa Vitória. Ele contou que chovia muito na região. "Eu estava pescando com um colega na beira do Rio Paranaíba quando veio um temporal. Comecei a pescar e quando agachei para pegar o peixe recebi aquela descarga muito forte nas costas", explicou.
 
Depois de ter sido atingido pela descarga elétrica a roupa dele ficou toda queimada. "Caí de bruços e meu colega que estava a 20 metros de mim veio correndo quando viu”, relembrou o industriário.
O veterinário Lucas Franco estava no local e foi quem deu os primeiros socorros à vítima. "Eu cheguei e vi que ela tinha sido queimado. Vi ele caindo e imaginei que fosse uma descarga elétrica como um raio mesmo", ressaltou.
João Maria foi levado para o Hospital Municipal Genésio Franco de Moraes, onde ficou por 24 horas internado em observação. Segundo o médico Antônio Celso Andrade, que atendeu o industriário, além das queimaduras, o paciente chegou com paralisia nas pernas. Segundo o médico, a vítima vai passar por novos exames. "Ele teve lesões musculares, lesão de pele. Foi avaliada a função renal dele que está bem, mas temos que avaliar mais de perto. A paralisia dele regrediu, mas temos que saber se ele terá sequelas", disse.
Atingido raio Santa Vitória (Foto: Reprodução / TV Integração)Atingido raio Santa Vitória (Foto: Reprodução/
TV Integração)
Aumento do número de raios
A climatologista Wanda Prata afirmou que o principal motivo do aumento dos raios na região foi devido ao aquecimento global. "A temperatura do globo subiu de 5 a 8 graus. A incidência de poluentes, partículas e gases aumentou bastante. Então faz com que a ionização seja mais forte e provoque as descargas elétricas", explicou.
O produtor rural Sebastião Rodrigues afirmou que o caso de João Maria foi um milagre e que viu outros casos na região. "Aqui na nossa fazenda teve uma festa e caiu uma faísca dentro de casa. Derrubou 21 pessoas e matou uma prima da minha mulher", concluiu.





Fonte---------------------Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário