segunda-feira, 23 de abril de 2012

POLICIAL CRISTÃO PODE MATAR?

 
MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA
Policiais do Bope carregam corpo de traficante morto em confronto: tropa treinada para não fazer reféns

Um policial militar morreu após ser baleado na tarde desta quarta-feira (2010) na avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, segundo informações da assessoria de imprensa da corporação.


CRISTÃO PODE SER POLICIAL?

Em primeiro lugar temos que ter em mente que policial não é constituído para matar, sua função é:

A função das Policias Militares dos Estados e do Distrito Federal, está tipificada no Art.144, §5º da Constituição Federal:

"§ 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil."


Policiamento Ostensivo: aquele que é realizado de forma que, quer pelo fardamento, equipamento ou viatura seja de imediato reconhecido pelas pessoas;

Preservação da Ordem Pública: é a polícia repressiva imediata, a mediata é função da Policia Civil e Federal, ocorre no caso de desordens, brigas, inclusive de torcidas ou confusões entre estes e causadas por estes, existe ainda a intervenção, quando há a quebra da ordem pública, onde a Polícia Militar pode intervir utilizando da força necessária (coerção) de modo a restabelecer a ordem;
Cabe também a Fiscalização e o Policiamento Ostensivo de Trânsito, ex. vi no Art.23, III do CTB e Anexo I do CTB

"III - executar a fiscalização de trânsito, quando e conforme convênio firmado, como agente do órgão ou entidade executivos de trânsito ou executivos rodoviários, concomitantemente com os demais agentes credenciados;"


"POLICIAMENTO OSTENSIVO DE TRÂNSITO - função exercida pelas Polícias Militares com o objetivo de prevenir e reprimir atos relacionados com a segurança pública e de garantir obediência às normas relativas à segurança de trânsito, assegurando a livre circulação e evitando acidentes."


Quanto ao mérito da honestidade eu nem comento, já que o MILITAR, diferente de qualquer outra categoria, deve zelar por seu BRIO, coisa que dinheiro nenhum compra, todavia, a honestidade é a regra destes SOLDADOS, que diferente dos da União, estão sempre em guerra, a corrupção é a exceção. (
autor: Soldier)

Partindo deste princípio, um militar cristão pode MATAR?

Art. 23 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40

Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato: (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)
I - em estado de necessidade; (Incluído pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)
II - em legítima defesa;(Incluído pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)
III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. (Incluído pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)

O policial pode ferir ou tirar a vida desde que esteja enquadrado na lei pressuposta, além de estar amparado pela Palavra de Deus.
TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. ( sofrerão as conseqüências, c.f. vers 4 ). Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. ( Rom. 13:1-5 )

Vemos exemplos nas escrituras: ( Ir. Marschall )


OBSERVAÇÃO: Não é ministro de Deus, o juiz, o promotor, o delegado ou o policial enquanto pessoa - mas o poder que eles representam, e a autoridade que o Estado lhes confere.

Portanto, agindo dentro da legalidade da lei, estão amparados pela Palavra de Deus.

O que muitos esquecem, e alguns ignoram, é que a Obra de salvação entre os gentios começou exatamente em um Quartel Policial Militar.

Sim, naqueles dias não havia a Polícia Judiciária (civil); só criada séculos depois. Então a função era uma só:
de polícia e militar. Pois bem:

Cerca das 3 horas da tarde (nona hora do dia) um anjo visitou o Centurion de nome Cornélio. Este era um semi-prosélito do judaísmo (adorava o verdadeiro Deus mas não era circuncidado).


De passagem, diga-se, que "Centurion" é palavra romana que designava um comandante militar em torno de 100 homens. O que conhecemos até nossos dias, como um "capitão" comandante de uma Companhia.


Com a visita que o anjo fizera a Cornélio; outra fora feita no dia seguinte ao Apóstolo Pedro, quando lhe apareceu o tão conhecido lençol com uma variedade de animais e aves, com a ordem: mata e come.


Cornélio, dando ordem a um soldado que fosse buscar a Pedro, conforme fora instruído na visão; e, então, a Obra se completou, em um quartel de policia militar, em Jope. (  Ir. Alceu )

Muitos podem dizer que a Palavra de Deus diz: “Não matarás”.

SIM, mas isto qdo o homem age por vontade própria, mas qdo está sob a ordem de Deus, ele é isento de pecado e punição, pois está sendo apenas um INSTRUMENTO de Deus para castigo dos ímpios.

Temos que entender a soberania de Deus sobre a VIDA. Pois se Deus criou a vida, Ele tem o direito de tirá-la.
Pois se o homem tivesse o poder de criar a vida ele teria tbm o direito de tirá-la; EXEMPLO: Eu construo uma casa, e outro a derruba, o tal será responsabilizado pelo delito feito a mim, mas se eu derrubá-la não terá problema algum, afinal fui eu que a construí, sou o dono.

Em Êxodo 20:13 onde diz “
não matarás”; o Senhor dá a lei ao homem para obedecê-la, pois o homem não criou a vida, ele não tem poder sobre a vida, de modo que ele não tem direito de atentar sobre a vida, seja dele mesmo ou de outrem.


No caso da polícia, ela é constituída para evitar que se mate; nunca para matar.

Agora, no estrito cumprimento do dever, quem diz que a polícia não trás a espada debalde é a Palavra de Deus, escrita por Paulo inspirado pelo Espírito Santo, logo é de Deus a ordem.
E Paulo não falava por si mesmo, e qdo o fazia deixava claro que tinha permissão para tal, pois tinha o Espírito Santo:

Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. ( Gl. 11,12 )

Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. ( I Co. 7:6 )


CONSELHO: Todo cristão que é Policial ou pretende ser, tem que estar ciente da lei, seja ela terrena ou a de Deus; MAS sobre tudo ter vocação para a função, para que mais tarde não venha transgredir a Palavra de Deus e as responsabilidades que profissão exige.
Se vc se sentirá acusado em tirar uma vida [ pois tem o risco da profissão ], não seja policial ou deixe ser..

Pois o princípio dos versos abaixo deixa claro que tudo o que não é por fé é PECADO.

Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. ( Rom. 14:22,23 )

Alguém pode dizer: Basta ter fé no que faço, não estarei pecando!? SIM, desde que a Palavra de Deus deixe o direito de escolha, no caso do assunto abordado, ex:

Posso ser policial ? Sim, desde que ande conforme a lei, e faça por fé.
Sinto-me mal sendo policial. Ok, mas não julgue o teu irmão que exerce a profissão, afinal, ele está amparado pela a Palavra de Deus.

Deus nos dá essa liberdade. ( Ir. Marschall )

Palavras do Sargento cristão Monteiro do BOPE ( Batalhão de Operações Policiais Especiais ) do Rio de Janeiro:
PERGUNTA: O que passa na sua cabeça, quando em combate, acontece uma situação: "eu mato ou morro"?

Sargento Monteiro ( BOPE ): Essa pergunta é uma pergunta que não se cala, somos policiais e estamos aqui para cumprir e fazer cumprir a lei, o Código Penal não nos autoriza, mas prevê  "excludente de ilicitude"; quando em legítima defesa, sua e de outrem, venha infelizmente tirar a vida de um marginal, um traficante; isso quando for dentro da lei.
Em combate saímos com intenção de preservar vidas. Fazemos de tudo, para levar o traficante, o marginal preso, porém quando existe resistência com arma de fogo, agimos em legítima defesa. Eventualmente um traficante pode ser baleado e isso não significa que ficamos felizes com isso, ainda mais que cremos que a vida ceifada, poderia ter aceitado a Cristo.( fonte: Instituto Jetro )
 
 
 
 
fonte ---------------------- marshal.com

Um comentário:

  1. Parabéns !
    Otima Materia.
    tenho uma enorme vontade de ser Policial, e quando for exercerei minha atividade conforme Deus me propor. Ele é Maior sobre tudo e todos.

    ResponderExcluir