quarta-feira, 4 de abril de 2012

Santatisco

O ano do centenário foi desastroso para a maioria dos clubes brasileiros. Corinthians, Flamengo e Atlético-MG, por exemplo, não foram vitoriosos quando chegaram a uma data tão importante. A torcida do Santos, porém, tem um motivo a mais para ter esperanças. Além de Neymar, Ganso & Cia., o time, quando completou 50 anos, teve sua temporada mais vitoriosa.
Com o time encabeçado por Pelé, o Alvinegro Praiano foi campeão de todas as competições importantes que disputou. A mais valiosa para o clube foi ter vencido pela primeira vez a Taça Intercontinental, atualmente o Mundial de Clubes. Em disputa complicada contra o Benfica-POR de Eusébio, um dos maiores jogadores de todos os tempos, o Peixe venceu as duas partidas e conquistou pela primeira vez o posto de maior time do mundo. O primeiro jogo acabou com um 3 a 2 no Maracanã e a volta teve uma sonora goleada, em pleno Estádio da Luz, casa do adversário: 5 a 2.
Santos mundial de 1962 (Foto: Reprodução / Semprepeixe.com.br)Time do Santos em 1962 (Foto: Reprodução / Semprepeixe.com.br)
Para chegar à disputa, o Alvinegro teve de vencer o Torneio Sul-Americano Interclubes – a atual Taça Libertadores da América. Na final, o duelo foi contra o Peñarol-URU. Três jogos: vitória santista no primeiro confronto – 2 a 1, em Montevidéu -, resposta uruguaia na Vila Belmiro – 3 a 2 – e conquista alvinegra em Buenos Aires – 3 a 0, no Monumental de Nuñez, considerado campo neutro.
Confira a página especial do Centenário do Santos
Além dos dois títulos de âmbito internacional, os santistas tiveram, também, duas conquistas nacionais: a Taça Brasil – considerada como título brasileiro – e o Campeonato Paulista.
Na Taça Brasil, o Santos pegou o Botafogo na decisão. A primeira partida – 4 a 3 para o Peixe – foi disputada no Pacaembu. As outras duas – 3 a 1 para o time carioca e 5 a 0 para os paulistas – ocorreram no Maracanã. Este foi o primeiro título nacional conquistado pelo Peixe na sua história. Com a unificação da CBF, atualmente o Santos é considerado octocampeão.
Outro título importante foi o Campeonato Paulista daquele ano. A disputa era por pontos corridos, e o Santos sagrou-se campeão com quatro rodadas de antecedência. Ao final do certame, o time abriu 11 pontos de vantagem diante do segundo colocado, o Corinthians.
Se conseguir repetir o ano de 1962, a torcida santista não terá motivos para reclamar.


fonte--------------100 anos de santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário